08/12/2017
Consolo!
A Palavra de Deus afirma que Deus é amor, sejam quais forem as circunstâncias
Redação CPIMW

O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam (Na 1.7)

Leitura: Naum 1.1-15


Tem sido comum em nosso dia a dia virem à tona comentários de colegas de trabalho, amigos e familiares sobre a violência, a opressão, o sofrimento de pessoas justas, a prosperidade de corruptos, entre outros problemas que afetam a nossa sociedade. E também não é raro eu e você ouvirmos alguém fazer a seguinte pergunta: “Como pode Deus ser amor, se há tantas injustiças?”

O texto de hoje nos mostra que na época de Naum não era muito diferente. Mas em meio às circunstâncias em que o povo de Judá vivia, Deus traz uma palavra de consolo por meio desse profeta, a começar pelo seu nome, que significa “conforto”, “consolo” — possivelmente uma abreviação de “o Senhor consola”. A Assíria era o império que dominava o mundo na época e constantemente ameaçava, oprimia e escravizava o povo de Israel (foi responsável pelo cativeiro de dez tribos, acabando com o Reino do Norte). Percebemos, então, que a mensagem divina é de juízo, mas também de consolo. A ideia é que o Senhor punirá a injustiça, mas confortará aqueles que esperam por ele.

O versículo em destaque condiz muito bem com o significado do nome “Naum”. Ali já três afirmativas sobre Deus: ele é bom, refúgio e protetor. A Palavra de Deus afirma que Deus é amor (1 Jo 4.8), sejam quais forem as circunstâncias. Também diante das correntezas de problemas que a nossa sociedade vem enfrentando, e que muitas vezes nos atingem, podemos levantar nossa voz e afirmar que o Senhor é a nossa fortaleza! Ele nos conhece! Nas páginas da Bíblia podemos contemplar a maneira como Deus conhece aqueles que nele se refugiam e o servem: ele os chama pelo nome e sabe seu passado, presente e futuro. Por isso, pergunto: onde ou em quem você tem se refugiado? Quem tem sido seu consolo? Diante das injustiças nesse mundo que às vezes nos oprimem, Deus é Consolador para aqueles que nele confiam.

Kalley Gean Costa Brito, extraído do livro “Devocional Wesleyano”

 

MAIS LIDAS

Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


A Verdadeira Adoração
Vamos começar com uma pergunta: o que você sabe sobre adoração?


Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro


É tempo de se fortalecer
A força da qual precisamos vem do Senhor



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016