02/02/2018
Comunicação
Não podemos escolher tudo o que ouvimos, mas podemos escolher o que falamos, e Deus trará a juízo toda palavra inútil (Mt 12.36).
Redação CPIMW

“Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!” (Sl 19.14)

Leitura: 1 Coríntios 14.7-11 e 19

A comunicação constitui-se em um dos maiores desafios para o ser humano. Comunicar-se com eficiência não é tarefa fácil, já que vários obstáculos dificultam. O emissor da mensagem nem sempre é inteligível, seja por falar outro idioma, seja pela dificuldade de expressão. O receptor também sofre para ouvir, seja porque não tem seus ouvidos treinados e atentos para isso ou por interferências. 

As várias formas de linguagem (arte, escrita, expressões faciais e corporais, fala) podem estabelecer a comunicação, sendo que a fala poderia ser mais indicada para reparar mal-entendidos, por poder esclarecer o que queremos expressar. Mas da mesma forma que a usamos para expressar emoções e sentimentos, podemos usá-la para escondê-los.

Não podemos escolher tudo o que ouvimos, mas podemos escolher o que falamos, e Deus trará a juízo toda palavra inútil (Mt 12.36). A rapidez do processamento mental leva-nos a falar automaticamente, antes de refletir. O que falamos interfere na comunicação — e a forma como falamos também. Palavras duras, iradas, prepotentes e perversas não produzem bom resultado na comunicação, ao contrário, somente suscitam mais ira ou tristeza. Na maior parte das vezes em que falamos não atentamos nem mesmo para nossas próprias palavras e nos esquecemos de que a expressão não-verbal pode ser tão forte que derruba ou levanta com a força de mil palavras.

Deus deseja estabelecer conosco uma comunicação saudável, sobretudo através da oração e de sua Palavra. Isso também se refletirá na forma e no resultado da nossa comunicação uns com os outros. Jamais poderemos comunicar-nos de forma agradável com os outros se não o fizermos com o nosso Criador.

Leonice Fonseca Souto de Souza, extraído do livro “Devocional Wesleyano”

 

MAIS LIDAS

Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


A Verdadeira Adoração
Vamos começar com uma pergunta: o que você sabe sobre adoração?


Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro


Aflição
Por que Jesus nos permite passar pela tempestade?



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016