06/02/2018
Nascer de novo
O diálogo de Nicodemos com Cristo diz muito sobre nós
Luana Marino

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Leitura: João 3.1-10

Um dos diálogos mais reveladores da missão de Cristo é também um dos mais intrigantes da Bíblia. A passagem encontra-se no Evangelho de João, capítulo 3, e relata o encontro de um fariseu com Jesus.

O fariseu em questão é Nicodemos, príncipe dos judeus, que decide ir até o Messias com o propósito de conhecê-lo melhor. O faz à noite, num momento mais discreto do dia, pois já sabia em seu coração que aquele homem era, de fato, um enviado de Deus. E tal declaração certamente não seria bem recebida entre os seus.

Ele chega diante de Cristo e a primeira coisa que diz é uma afirmação reconhecendo a presença de Deus na vida de Jesus. “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.”

Perceba que, em nenhum momento, Nicodemos faz uma pergunta a Jesus. A réplica, no entanto, é a mais surpreendente possível: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Fico imaginando a expressão de Nicodemos ao ouvir esta frase. “Reino de Deus? Não falei de Reino de Deus, por que ele disse isso? E nascer de novo? Eu entendi direito? O que este homem está falando?”

Diante da improvável réplica, Nicodemos faz o questionamento óbvio: como poderia um homem velho tornar ao ventre materno e voltar a nascer?

A partir deste instante, Jesus inicia o ensinamento que é a chave do cristianismo: o nascer de novo, ou seja, o nascer do Espírito. E depois de mais uma indagação de Nicodemos, ainda confuso, Jesus dá o xeque-mate: “Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?”

Nicodemos fala muito sobre nós. Sua postura diante de Cristo é de reconhecimento, e muitos reconhecem Cristo como alguém que veio da parte de Deus. Possuem grande conhecimento sobre as coisas acerca de Deus e de Jesus, Já leram a Bíblia mais de uma vez e até fazem suas orações. 

São corretos perante a lei, mas de que vale tudo isso se não abrirmos o nosso coração para que o Espírito Santo nos transforme por inteiro? 

Muitos tropeçam na própria ciência, achando que o conhecimento sozinho basta. Mas quando se trata do Evangelho, a experiência com Deus é vital. Que possamos buscar hoje uma mudança de vida a tal ponto de poder dizer que antes o conhecíamos de ouvir falar, mas hoje nossos olhos o contemplam!

 

MAIS LIDAS

Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


A Verdadeira Adoração
Vamos começar com uma pergunta: o que você sabe sobre adoração?


Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro


Aflição
Por que Jesus nos permite passar pela tempestade?



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016