06/02/2018
Nascer de novo
O diálogo de Nicodemos com Cristo diz muito sobre nós
Luana Marino

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Leitura: João 3.1-10

Um dos diálogos mais reveladores da missão de Cristo é também um dos mais intrigantes da Bíblia. A passagem encontra-se no Evangelho de João, capítulo 3, e relata o encontro de um fariseu com Jesus.

O fariseu em questão é Nicodemos, príncipe dos judeus, que decide ir até o Messias com o propósito de conhecê-lo melhor. O faz à noite, num momento mais discreto do dia, pois já sabia em seu coração que aquele homem era, de fato, um enviado de Deus. E tal declaração certamente não seria bem recebida entre os seus.

Ele chega diante de Cristo e a primeira coisa que diz é uma afirmação reconhecendo a presença de Deus na vida de Jesus. “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.”

Perceba que, em nenhum momento, Nicodemos faz uma pergunta a Jesus. A réplica, no entanto, é a mais surpreendente possível: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Fico imaginando a expressão de Nicodemos ao ouvir esta frase. “Reino de Deus? Não falei de Reino de Deus, por que ele disse isso? E nascer de novo? Eu entendi direito? O que este homem está falando?”

Diante da improvável réplica, Nicodemos faz o questionamento óbvio: como poderia um homem velho tornar ao ventre materno e voltar a nascer?

A partir deste instante, Jesus inicia o ensinamento que é a chave do cristianismo: o nascer de novo, ou seja, o nascer do Espírito. E depois de mais uma indagação de Nicodemos, ainda confuso, Jesus dá o xeque-mate: “Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?”

Nicodemos fala muito sobre nós. Sua postura diante de Cristo é de reconhecimento, e muitos reconhecem Cristo como alguém que veio da parte de Deus. Possuem grande conhecimento sobre as coisas acerca de Deus e de Jesus, Já leram a Bíblia mais de uma vez e até fazem suas orações. 

São corretos perante a lei, mas de que vale tudo isso se não abrirmos o nosso coração para que o Espírito Santo nos transforme por inteiro? 

Muitos tropeçam na própria ciência, achando que o conhecimento sozinho basta. Mas quando se trata do Evangelho, a experiência com Deus é vital. Que possamos buscar hoje uma mudança de vida a tal ponto de poder dizer que antes o conhecíamos de ouvir falar, mas hoje nossos olhos o contemplam!

 

MAIS LIDAS

Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


A Verdadeira Adoração
Vamos começar com uma pergunta: o que você sabe sobre adoração?


Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro


É tempo de se fortalecer
A força da qual precisamos vem do Senhor



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016