05/11/2018
A graça nos faz vencer onde não podíamos vencer
A graça de Deus abriu o caminho da misericórdia de Deus para com nossas vidas para que ela fosse eterna
Redação CPIMW

"Faz dez anos”

À mesa, de repente, o rapaz pergunta à família: “Estão lembrados que hoje faz dez anos”? Ninguém esperava por isso. Tudo foi tratado com muita discrição. E agora ele festeja na presença da esposa, do filho pequeno, do irmão - que sabe o mínimo desta história - e dos pais na guinada de sua vida. A mãe não conteve as lágrimas. Ela e o pai se lembravam muito bem, não da data em si, mas dos fatos. Durante quase dois anos o filho viveu uma “meia vida”, se escondendo, fingindo, consumindo drogas. Há dez anos, o Espírito Santo fez com que as palavras de confronto e de lembrança de sua herança cristã surtissem efeito. Sim, era preciso celebrar o dia que a vida do filho tomou outro rumo.

A graça nos faz vencer onde jamais teríamos forças, poder ou recursos para vencer. Hoje vamos lembrar de três áreas que pela graça nos foi conquistada.

I – NÃO PODÍAMOS VENCER O PECADO, MAS NA CRUZ JESUS VENCEU O PECADO POR NÓS 

Nossa natureza é pecaminosa. O Salmo 51 declara: “Eis que fui nascido em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”.  Em nós jamais será encontrado força para vencer as tentações e não cairmos em pecado. Por isso Jesus nos ensinou a rogar ao Pai: “Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Jesus foi o único homem que venceu o pecado e com isso nos fez vencedor com Ele. O apóstolo Paulo nos escreveu: “Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo” (Romanos 5:17). Estávamos em Adão quando ele pecou, estamos em Cristo porque Ele nos salvou da escravidão, do jugo do pecado.
O que Jesus fez com o nosso pecado? Veja Colossenses 2:14: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Em Cristo somos mais que vencedores.

II - NAO PODÍAMOS VENCER A MORTE, MAS NA CRUZ JESUS A VENCEU POR NÓS 

A graça de Deus abriu o caminho da misericórdia de Deus para com nossas vidas para que ela fosse eterna. Nenhum homem antes de Jesus conseguiu vencer a morte. Gênesis 5, fala de homens que viveram 930 anos, 905, 895 e até 969, que foi o caso de Matusalém, mas todos morreram. Vamos encontrar os casos de Enoque e Elias que foram trasladados sem experimentar a morte, porém, Jesus é o único que morreu e ao terceiro dia ressuscitou. O que aconteceu nesses três dias que o corpo de Jesus esteve no túmulo? Jesus desceu ao Hades e tomou as chaves da morte e do inferno. Na visão, na ilha de Patmos, João o ouviu dizer: “Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades” (Ap 1:18). O melhor, na vitória de Jesus está a nossa vitória: “Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo”. (Romanos 5.17)
Em pecado nosso corpo se desfaz todos os dias, mas em Cristo ressuscitamos todos os dias.

III - NÃO PODÍAMOS VENCER SATANÁS, MAS JESUS VENCEU POR NÓS

Satanás venceu o homem no Jardim, o derrotou, o fez cair. Satanás venceu o homem fora do Jardim. Depois de vencer a tantos, ele tentou fazer o mesmo com Jesus. O tentou em cada oportunidade, O tentou no deserto, no Getsemani, na cruz: “Desça daí” foram as palavras colocadas por ele na boca dos soldados que O crucificava e de um dos ladrões, na cruz ao seu lado. Em Gênesis 3:15 havia uma promessa sobre a semente da mulher: “este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". Até o último momento Satanás lutou para vencer Jesus, mas na Cruz, na Cruz... JESUS O VENCEU. Paulo escreveu: “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”. (Colossenses 2:15)

A vitória de Cristo sobre Satanás garantiu a nossa vitória. Isso é GRAÇA. A graça nos garante o que não temos direito. 

CONCLUSÃO

O mundo precisa conhecer essa graça, maravilhosa graça.

Pr. Agnaldo Valadares, carta pastoral do GCEU. 
 

MAIS LIDAS

Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


A Verdadeira Adoração
Vamos começar com uma pergunta: o que você sabe sobre adoração?


Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro


Aflição
Por que Jesus nos permite passar pela tempestade?



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016