01/02/2017
Cuidando de quem amo
Quem ama, cuida; quem ama, ora; quem ama, ensina; quem ama, perdoa; quem ama está disposto a se sacrificar em favor dos seus
Solimar Coelho

A Bíblia é clara quando se refere ao cuidado daqueles que amamos. “Mas, se alguém não cuida dos seus, e principalmentedos de sua família, negou a fé,e é pior que o incrédulo” ( I Tm 5.8). Que palavra dura! Cuidar não é somente suprir as necessidades básicas (alimentar, vestir, calçar etc).Cuidar é: tratar, assistir, tomar conta, vigiar, velar, medicar.

Como pode alguém que é cristão ser pior que um incrédulo? Como pode alguém em quem julgamos habitar o Espírito Santo, acreditamos estar lavado pelo sangue do Cordeiro, julgamos ser nascido de novo, ser cidadão do Reino de Deus, ser pior que o descrente? 

Pois é... Pode. Como isso é possível?  – “negou a fé”, possui a fé, mas não a pratica. O marido que não ora por sua esposa não a ama como Cristo amou a igreja, falta com a devida atenção, humilha com atos e palavras, maltrata, espanca sua mulher, está negando a fé (Ef 5.25-35). A esposa que não é submissa, negligencia os cuidados ao marido, não direciona os encantos femininos para ele, não é sábia, não cuida da casa, não cuida dos filhos, que se conduz inconvenientemente, está negando a fé (Ef 5.21-24). Os pais que irritam seus filhos, não lhes dão amor, não os instrui, não os conduzem a uma experiência real com Deus, não ensinam o caminho que devem andar, estão negando a fé (Ef 6.4). Os filhos que desrespeitam e não honram os pais, são desobedinentes, não cumprem com suas tarefas, de igual forma, estão negando a fé (Ef 6.1-3). Se você é solteiro ou já enviuvou, passou pelo divórcio, pode pensar que não se enquadra neste ensino. Porém, deve estar igualmente atento, pois o mandamento do amor não está restrito apenas aos casados. "Ter cuidado dos seus" é querer e agir em favor de todos em ordem de proximidade e possibilidade (Sl 68.6a). 

Como cristãos, temos de abrir os olhos e a boca para interceder pelas nossas famílias, porque esta é a vontade do Senhor. Ele ouve as nossas petições. Emmet Fox disse o seguinte: “Não há dificuldade que o amor não supere; nem doença grave demais que o amor não cure; nenhuma porta que o amor não abra; nem abismo sobre o qual ele não possa colocar uma ponte, não há pecado que o amor não redima”.

Quem ama, cuida; quem ama, ora; quem ama, ensina; quem ama, perdoa; quem ama está disposto a se sacrificar em favor dos seus. Você está disposto?

Deus te abençoe, com carinho.

Solimar Coelho é colunista do caderno Voz de Mulher, do jornal Voz Wesleyana

 

MAIS LIDAS

Minha família e o tempo de Deus
O nosso maior inimigo somos nós mesmos e nossa ansiedade


Cuidando de quem amo
Cuidar não é apenas suprir necessidades básicas


Transformando minha família
Como nos lembramos de nossa casa?


Voz de Autoridade
Como desenvolvê-la com os filhos


Milagre pela atitude
Algumas atitudes são desastrosas para os relacionamentos



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016