06/08/2019
Fios brancos e saudáveis, sim!
É natural: os cabelos ficarão brancos um dia, mas isso não significa que não podem continuar lindos e saudáveis
Redação CPIMW

Cabelo é algo muito pessoal, pois além de haver os mais variados tipos (lisos, ondulados, cacheados, crespos, quimicamente tratados etc), cada pessoa vai se adequar melhor a um determinado produto ou cuidado — acredite: nem toda cacheada vai gostar do mesmo creme que a amiga, com o cabelo “igual”, usa. Contudo, há uma característica em comum entre todos os tipos de cabelo: um dia, eles ficarão brancos.

Para alguns, isso acontece mais cedo do que para outros, o que derruba a afirmação de que cabelo branco é sinônimo de velhice. Na verdade, de acordo com tricologistas, uma das causas está associada à perda de melanócitos — as células responsáveis pela produção de melanina nos cabelos. Determinada geneticamente, essa diminuição varia de acordo com as pessoas e raças às quais elas pertencem. Nos caucasianos (brancos) pode começar ao redor dos 35 e 45 anos; nos amarelos, entre 45 e 55, e nos negros, entre 55 e 65 anos.

Muitos acreditam que a cor natural dos cabelos influencia na quantidade de fios brancos que surgirão, mas isso nada mais é do que uma questão de ótica. O que acontece, na verdade, é que os tons mais escuros ressaltam mais os cabelos brancos por causa do contraste que eles causam, ao contrário das pessoas com cabelos loiros, por exemplo.

O que influencia, de fato, é a genética. Quanto mais cedo os pais começam a apresentar cabelos grisalhos, mais cedo seus filhos terão também de lidar com eles. E, sim, sabe aquela velha expressão “vou ficar de cabelos brancos de tanto estresse”? Ela está correta, mas a explicação é outra: acredita-se que o estresse, mais do que embranquecer os fios, faz com que eles caiam. Como os fios coloridos são mais finos que os brancos, eles tendem a cair antes, dando a impressão de que a pessoa ficou com mais fios brancos.


Cuidado com os cabelos grisalhos

A maioria das pessoas opta pela coloração como forma de disfarçar os indesejáveis fios brancos, mas se tem visto recentemente um movimento em prol da beleza natural. Afinal, quem disse que cabelos grisalhos não podem ser bonitos?

Um dos principais problemas que a falta de pigmentação dos fios causa é o aspecto ressecado. Eles nascem mais secos e porosos do que o normal e, por conta disso, podem gerar problemas como o frizz descontrolado, pontas desgastadas e madeixas fragilizadas. E quem pensa que a coloração acaba com essas características, engana-se, pois por mais que o pigmento seja devolvido, o fio vai continuar crescendo mais poroso.

E para resolver esse ressecamento natural dos cabelos brancos, a dica é investir pesado nos tratamentos de hidratação e nutrição. Eles vão repor água e lipídios para os fios, recuperando o brilho, maciez e sedosidade que o cabelo precisa. O ideal é manter um cronograma capilar que valorize essas duas etapas e ajude a mulher a não se esquecer de adicionar os tratamentos em sua rotina.
 
Mantenha, portanto, uma máscara de hidratação e uma nutrição sempre à mão para usar nas lavagens do dia a dia. Outra dica é acrescentar um óleo capilar na finalização dos fios. 

Ter que lidar com o visual amarelado nos cabelos brancos é outra questão recorrente. E para evitar esse efeito nos fios, invista nos produtos matizadores. Eles geralmente são feitos para as loiras, mas também funcionam perfeitamente bem nas madeixas grisalhas. E sabendo que os cabelos sem pigmentação são mais secos, a sugestão é investir nas máscaras matizadoras e evitar os shampoos. Assim, você evita o ressecamento causado pelo sulfato e deixa os fios mais hidratados.

Confira mais alguns cuidados listados pelo site da Revista Claudia:

Cuidado na hora de escovar: Por conta da porosidade dos fios brancos, que se tornam mais quebradiços, é preciso escovar com mais delicadeza.

Use e abuse do leave-in: além da hidratação semanal, use um bom leave-in nos cuidados diários com o cabelo. Esse creme sem enxágue vai atuar também na hidratação do cabelo até a próxima lavagem, deixando os fios brilhantes e saudáveis.

Use xampus específicos: já viu na prateleira da farmácia aquele xampu cinza ou roxo? Pois é! Eles são ideais para usar nos fios brancos, pois impedem que eles fiquem com aspecto amarelado. No entanto, fique atenta à formulação deles, que precisa conter ativos hidratantes para manter o cabelo saudável.

Proteja os fios do sol: os raios ultravioletas podem aumentar o ressecamento dos fios brancos, que já não contam com a proteção da melanina contra o sol. Por isso, use produtos com filtro solar nos fios ou, se preferir, aposte em um chapéu quando for se expor ao sol de forma prolongada.

Evite usar secador e prancha: o calor desses aparelhos pode danificar ainda mais o fio, que é mais quebradiço do que os cabelos naturalmente coloridos. Por isso, programe-se para lavar o cabelo em horários que pode deixar secar de forma natural, e, quando for usar o secador ou prancha, jamais se esqueça de aplicar um protetor térmico.

Não arranque os fios: em hipótese alguma arranque um fio branco caso você ainda não tenha aceitado a cor natural deles. Isso só gera trauma na raiz do cabelo e não resolve a situação, já que o fio vai nascer novamente branco. O ideal, portanto, é pesquisar jeitos diferentes de usar os fios ao natural e, claro, cuidar deles para mantê-los sempre hidratados e saudáveis.

 

MAIS LIDAS

5 Tendências de moda da nova estação
Tendências Primavera - Verão 2017


Moda: dicas preciosas para o verão
Veja o que é tendência para o momento


Moda plus size
Linda e estilosa do jeito que você é!


Malefícios do salto alto
Já pensou em como o salto alto pode prejudicar sua saúde?


A Ditadura do Corpo Perfeito
Quem disse que precisa mudar o corpo para se sentir bem?



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016