13/10/2016
Suco ou fruta?
Suco natural é saudável, mas tem seus poréns
Kesia Vasti

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Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher o suco no supermercado. Na verdade, todos sabem que o suco natural é mais saudável. Mas e seu eu disser que não é bem assim?

A nutrição é uma ciência nova e a cada dia surgem novas pesquisas e descobertas. Então vamos desvendar mais este mistério...


Recentemente pesquisadores descobriram que quando a fruta é processada, a frutose (açúcar da fruta) fica mais disponível no organismo elevando a glicose rapidamente, como um açúcar comum, contribuindo assim para o acumulo de gordura abdominal. Além disso, com o processamento das frutas as fibras se perdem. Por isso nada é melhor que consumir a fruta in natura.

Então, você deve estar pensando “sendo assim vou continuar consumindo os sucos de caixinha ou em pó já que não são tão diferentes do suco natural”. Mas, não é assim. Temos que analisar todos os aspectos. Então, vamos ordenar as melhores opções:

1- Consumir a fruta in natura: esta é a melhor opção para quem visa a perda de peso e a alimentação saudável. Desta forma, as fibras são conservadas evitando o aumento da glicose. Além disso, consumir a fruta in natura aumenta a sensação de saciedade quando comparado a um copo de suco.

2- Suco de fruta natural: para ter os benefícios da fruta, evite adoçar e coar a bebida e adicione pouca água. Adicione uma fibra para diminuir a elevação rápida de glicose (chia, linhaça, couve).

3- Suco integral de garrafa: ótima opção, já que não possui adição de água, conservantes e açúcar. Porém, como é concentrado a quantidade consumida deve ser controlada para não exceder em calorias.

4- Polpa de frutas congelada: não esqueça de observar o rótulo para garantir que o produto tenha apenas a fruta congelada e seja livre de corantes, açúcar e outros aditivos químicos.

5- Suco concentrado: estes são aqueles sucos que diluímos com água e tem o preço mais acessível. Porém, é preciso ficar atento ao rótulo e escolher marcas que não tenha adição de corantes, aromatizantes e conservantes.

6- Evite ao máximo suco de caixinha, néctar e suco em pó: com uma quantidade mínima de frutas, ricos em açúcar, corantes e outros ingredientes que são prejudiciais ao organismo.

Lembrando que o consumo de sucos ou chás não substitui a necessidade da ingestão diária de água.

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet – CRN 12100667 – kesianut@hotmail.com

 

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