30/03/2017
Benefícios da banana verde
Além das fibras, a banana verde contém sais minerais e vitaminas, tornando-se uma excelente fonte de energia.
Kesia Vasti

A banana é a fruta mais consumida no Brasil e agrada a todos com sabor doce, baixo custo e praticidade. Mas você sabia que a banana ainda verde pode trazer muitos benefícios para a saúde, inclusive para o funcionamento intestinal? Rica em fibras, a banana verde é o único vegetal que contém 29% de amido resistente, um carboidrato não digerível que quando chega ao cólon é fermentado e produz substâncias que servem de energia para as bactérias probióticas (ou seja, as bactérias benéficas). Além das fibras, a banana verde contém sais minerais e vitaminas, tornando-se uma excelente fonte de energia.

A melhora da flora intestinal traz diversos benefícios à saúde, dentre eles, a prevenção de câncer (principalmente de cólon), dislipidemia, distúrbios coronarianos e previne contra outras doenças intestinais. A banana verde também pode auxiliar no controle da diabetes por conta de seu alto teor de fibra e seu baixo índice glicêmico. Outro benefício do conteúdo de fibras da banana verde é promover uma maior saciedade, auxiliando assim no controle da obesidade.

Para aproveitar todos estes benefícios precisamos cozinhar as bananas, transformando-as na famosa biomassa de banana verde. O preparo é muito simples, veja:

Selecione as bananas verdes e lave bem as cascas com auxílio de uma esponja limpa. Coloque as bananas, com casca, em uma panela de pressão e cubra com água e tampe, quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por oito minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.

Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e retire a casca com a ajuda de uma faca. Separe a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água até virar uma pasta bem cremosa. Você pode transferir para forminhas de gelo e levar ao freezer utilizando em várias preparações (sucos, bolos, cremes, sopas), já que a biomassa de banana verde não altera o sabor dos alimentos.


RECEITA DE BRIGADEIRO COM BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde;
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó ou achocolatado ;
- 2 colheres(sopa) de açúcar mascavo ou demerara;
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco;
- Coco ralado para cobrir.

Modo de Preparo: 

- Coloque todos os ingredientes na panela. Em fogo baixo, mexa até começar a desgrudar da panela, em ponto de brigadeiro;
- Deixe esfriar, enrole em bolinhas e passe no coco ralado ou granulado.

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

 

MAIS LIDAS

Sua vida mais doce
Doces em excesso podem causar prejuízos à saúde


Dieta x Reeducação Alimentar
Você sabe a diferença entre dieta e reeducação alimentar?


Detox, a dieta da faxina
Dica de ouro após os exageros do fim de ano


Lancheira saudável
Capriche no lanche do seu filho


Suco ou fruta?
Nada é melhor que consumir a fruta in natura



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016