30/05/2017
Dieta no inverno
Não deixe a preguiça na hora dos exercícios atrapalhar sua rotina!
Kesia Vasti

O inverno está chegando, e, devido ao frio, muitas pessoas desanimam de praticar atividade física e manter a dieta. Porém nesta estação o nosso metabolismo fica mais acelerado facilitando a queima de calorias e a perda de peso. Isso acontece devido ao esforço do organismo para manter a temperatura corporal adequada.

Para aproveitar esse gasto extra de energia precisamos manter a rotina de exercícios e o plano alimentar. Siga algumas dicas para potencializar a perda de peso:


Evite:

- Pratos com molhos, creme de leite e queijos (fondue, lasanha, pizza, massas);
- Chocolate ao leite;
- Frituras;
- Caldos com bacon, calabresa, torresmo, etc.


Consuma:

- Sopas sem adição de macarrão e batata;
- Chocolate 70% cacau ou chocolate quente com leite desnatado e achocolatado sem açúcar;
- Castanhas, nozes, amendoim e amêndoas;
- Banana ou maçã assada com canela;
- Caldos à base de hortaliças com frango.

É importante ressaltar que a ingestão de líquidos diminui, e uma ótima dica é aumentar o consumo de chás, que além de aquecer e hidratar contêm propriedades nutricionais que podem contribuir para a perda de peso. O chá de hibisco e cavalinha (in natura) são ótimas alternativas quando o assunto é acelerar o metabolismo e para potencializar ainda mais esta ação adicione gengibre.

A incidência de gripes e resfriados também aumenta com esta mudança de temperatura, para fortalecer sua imunidade aumente o consumo de probióticos (leite fermentado), vitamina C (goji Berry, acerola, kiwi, limão, abacaxi) e suplemente com glutamina- um aminoácido capaz de fortalecer o sistema imunológico e evitar a perda de massa muscular – o ideal é consumir 5g de glutamina em pó diluída em 150ml de água, duas vezes ao dia (ao despertar e antes de dormir).

Com determinação e disciplina você pode chegar ao final do inverno pronta para o verão!

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

 

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