14/11/2017
Benefícios do coco
Uma fruta, várias maneiras de se consumir
Kesia Vasti

O que não pode faltar no verão é a saborosa água de coco, não é verdade? Além de ser refrescante e saborosa, repõe os minerais perdidos no suor e urina.

Além da água de coco, podemos consumir a polpa, o óleo e a farinha da casca do coco.

A polpa do coco é uma excelente fonte de energia e muito rica em fibras que contribui para o bom funcionamento intestinal.

O óleo de coco (extra virgem) é extraído a partir da polpa madura, rico em ômega 9 é facilmente absorvido pelo intestino e transformado em fonte de energia. Reduz o nível de colesterol ruim e adéqua os níveis de colesterol bom e ainda melhora a imunidade. A indicação é de uma colher de sopa por dia adicionada ao café, salada ou em preparos. 

A farinha de coco é feita a partir da polpa de coco secada, retirada a gordura, moída e transformada em um pó muito similar à farinha de trigo. É muito rica em fibras e por isso é utilizada no tratamento de diabetes, constipação intestinal  e doenças cardiovasculares. A indicação é de 2 colheres de sopa por dia adicionada à sucos, frutas ou salada. Também pode ser utilizada em substituição à farinha de trigo no preparo de pães, biscoitos e bolos caseiros.

O açúcar de coco é feito a partir das palmas de coco, a seiva é retirada e aquecida até desidratar. Depois de ser transformada em uma espécie de caramelo, é triturada e embalada. É rico em vitaminas e minerais e possui baixo índice glicêmico, dessa forma é absorvido lentamente pelo organismo e não aumenta os níveis de açúcar de uma só vez como faz o açúcar refinado. Portanto, em comparação aos demais tipos de açúcar (mascavo, demerara, mel, agave, cristal, refinado) é sem dúvidas, a melhor escolha pra quem busca uma alimentação mais saudável. A indicação é de 25g/dia ou 6 colheres de chá (rasas).

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

 

MAIS LIDAS

Sua vida mais doce
Doces em excesso podem causar prejuízos à saúde


Dieta x Reeducação Alimentar
Você sabe a diferença entre dieta e reeducação alimentar?


Detox, a dieta da faxina
Dica de ouro após os exageros do fim de ano


Lancheira saudável
Capriche no lanche do seu filho


Suco ou fruta?
Nada é melhor que consumir a fruta in natura



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016