12/03/2018
Kombucha, o queridinho da vez!
A crescente popularidade da kombucha deve-se essencialmente aos seus alegados efeitos benéficos na saúde humana
Kesia Vasti

Certamente você já ouviu falar desta bebida que está super em alta e tem sido divulgada como elixir da saúde.

Apesar de parecer uma novidade, este chá é um produto ancestral que inicialmente era utilizado como erva medicinal e só mais tarde é que se tornou popular como bebida. A crescente popularidade da kombucha deve-se essencialmente aos seus alegados efeitos benéficos na saúde humana que, apesar de não terem sido ainda comprovados cientificamente, vários estudos demonstraram o potencial desta bebida (Universidade de Lisboa, 2016).


A kombucha é uma bebida levemente gaseificada feita a partir da fermentação do chá verde ou chá preto. Você pode encontrar a bebida pronta para consumo, porém é preciso observar o rótulo para garantir que não tenha excesso de açúcar. O ideal é você preparar sua própria bebida em casa, veja a receita:

Passo a passo:

1. Ferver 3 litros de água (de preferência mineral) em uma panela de aço inoxidável de 5 a 10 minutos, depois adicionar uma taça de açúcar branco (250 gramas, aproximadamente) e deixar ferver por mais 2 ou 3 minutos.
2. Desligar o fogo e introduzir de 4 a 6 bolsas pequenas de chá preto. Deixar o chá descansar na água entre 15 e 20 minutos.
3. Retirar as bolsas do chá e deixar que o líquido esfrie. Quando atingir a temperatura ambiente, passar o líquido para o recipiente de vidro onde ocorrerá a fermentação.
4. Adicionar ¼ do chá já fermentado.
5. Colocar com cuidado o cultivo sobre a superfície do líquido com a parte mais fina e clara para cima e a parte mais rugosa e escura para baixo.
6. Colocar um pano sobre a boca do recipiente de fermentação e prendê-lo firmemente com um elástico, fio ou barbante.
7. Colocar o recipiente em um lugar tranquilo, onde não receba fumaça, poluição e raios diretos do sol.
8. Deixar repousar entre 5 e 14 dias dependendo da temperatura ambiente e da época do ano. Quanto mais quente o ambiente, mais rápido a fermentação ocorrerá. Vá acompanhando dia após dia.
9. Ao retirar o pano, você verá que na superfície terá se formado outro cultivo (o “filho”). Se o primeiro cultivo ficou em cima, talvez os dois estejam grudados e seja necessário separá-los. Se for necessário, dê preferência ao filho pois ele deverá ser usado na próxima fermentação.
10. Passar o chá para garrafas e guardá-lo em geladeira para o consumo diário. As garrafas não devem ser cheias até em cima e é recomendado utilizar tampas de plástico sem rosca para evitar que o gás carbônico desprendido estoure a garrafa. Mesmo em menor ritmo, o processo de fermentação segue na geladeira.


Importante: É necessário lavar bem as mãos com sabão antes de iniciar o preparo, tirar os anéis metálicos e limpar também as superfícies. Esse chá possui baixa toxicidade, porém, os cuidados com a higiene no preparo são importantes, já que a contaminação poderá causar reações alérgicas.

Contraindicação:

Não é recomendado consumir o chá: crianças, gestantes, lactantes, diabéticos, hipertensos, indivíduos com gastrite e insônia.

Benefícios:

• Mantém a microbiota intestinal saudável e melhora a digestão;
• Por melhorar a microbiota intestinal, pode ajudar no emagrecimento;
• Atua na prevenção e no tratamento do câncer, pois tem a capacidade de impedir que se forme um ambiente favorável à instalação do mesmo;
• Ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim e aumenta o HDL, podendo prevenir doenças cardiovasculares;
• Elimina toxinas e impurezas do organismo e melhora a detoxicação hepática;
• É rico nos polifenóis do chá e em ácido acético da fermentação, e por isso possui ação antibacteriana.


Consuma com moderação, a indicação de consumo é de 200 ml por dia.

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

 

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