11/07/2018
Tipos de açúcar
Dificilmente você encontrará industrializados com bons ingredientes. Sendo assim, o ideal é basear a alimentação em alimentos de verdade
Kesia Vasti

Você sabia que existem mais de vinte nomes diferentes para o açúcar?

A indústria alimentícia está preocupada em vender e, por isso, investe muito dinheiro em propagandas e embalagens chamativas que colocam em letras gigantes que o produto não contém açúcar ou é light ou diet. Porém, muitas vezes nós, consumidores, somos enganados por falsas propagandas, e quando analisamos os ingredientes do produto (em letras minúsculas), vemos que não é tão saudável assim e que é composto de vários ingredientes que você não conhece — inclusive alguns tipos de açúcar.

Pode parecer penoso ler cada embalagem para verificar a lista de ingredientes, porém te desafio a fazer um teste e você encontrará açúcar em produtos que você nem imagina (molhos, salgadinhos e até em linguiça).

Ou seja, dificilmente você encontrará industrializados com bons ingredientes. Sendo assim, o ideal é basear a alimentação em alimentos de verdade, que não sejam embalados e que não tenham lista de ingredientes (frutas, carnes, ovos, vegetais). Descasque mais e desembale menos!

Sabemos que o consumo excessivo de açúcar é altamente prejudicial ao nosso organismo e que o açúcar não é necessário para nossa sobrevivência. Não existe açúcar saudável! Indivíduos com diabetes, obesidade, síndrome metabólica, triglicerídeos altos e esteatose hepática (fígado gorduroso) devem eliminar por completo o açúcar da alimentação.

Vejamos a seguir os diferentes nomes para esconder o açúcar:

- Açúcar cristal, demerara, mascavo, mel, refinado, de coco, de beterraba, de palma, de tâmara, melado, cana de açúcar, caldo de cana, rapadura, néctar, caramelo e açúcar invertido;
- Maltodextrina;
- Goma-arábica;
- Xaropes;
- Dextrose, frutose, galactose, sacarose, maltose, lactose.

Afinal de contas, qual açúcar devemos usar? A resposta é: nenhum.

- Consuma os alimentos de forma natural, coma a fruta e não a esprema.
- Para substituir o açúcar utilize alimentos naturalmente adocicados (banana, tâmara, uva passas) — essa dica só é válida para indivíduos saudáveis.
- Aprenda a saborear as bebidas como elas são, experimente não adicionar açúcar no café e chá.
- Elimine refrigerantes e suco de caixinha da sua alimentação.
- Deixe para saborear o docinho em um evento especial, esporadicamente e em pouca quantidade.

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

 

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