06/03/2017
Uma conquista chamada Efraim
Deus nos fez e nos faz prosperar na terra da aflição

Quando adquirimos a propriedade que hoje denominamos Efraim, alguns meses depois de tomar posse como superintendente da 6ª Região, sabia que estava obtendo mais que simplesmente alguns hectares de terra. Estava entrando no campo ou na dimensão da palavra profética proferida por Deus. A escolha do nome para o futuro acampamento confirmou isto. Na ocasião fizemos um concurso para definirmos o nome e Efraim foi o vencedor. Busque informações sobre o nome escolhido, na verdade o nome do filho mais novo de José nascido de Asenate, filha de Potífera, durante o tempo de abundância e prosperidade, quando este se encontrava na terra do Egito depois de vendido pelos seus irmãos (Gn 41.52). Na verdade, encontrei o que já sabia pela boca do próprio José, que ao chamar seu filho mais novo de Efraim justificou o seu ato dizendo: Efraim, porque Deus me fez crescer. No hebraico Efraim sugere também a ideia de ser duplamente abençoado. Para nós, independente de outros fatores, tomamos como posse esta verdade, como a José, Deus deu à 6ª RE um filho denominado Efraim como sinal evidente, que apesar da aparente perda de território e status, Deus tem nos feito crescer e prosperar. Sim, para nós Efraim é mais que uma compra, um projeto. Efraim é um marco que nos lembra que Deus nos fez e nos faz prosperar na terra da aflição.
 
Da mesma forma como nos foi importante descobrir o significado do nome Efraim, foi saber qual o seu significado na história do povo de Deus e para o próprio Deus. É novamente da boca de um homem, desta vez Davi que vamos encontrar a resposta sobre o propósito da prosperidade e conquista representadas no nome Efraim. Pela boca de Davi Deus declara qual o significando e a que propósito servirão as diversas regiões ao redor de Israel (Sl 60.7; 108.8). Acerca da região de Efraim ele diz: Efraim é meu capacete, isto é a defesa da minha Cabeça. Creio que Deus tem nos dado Efraim para ser uma cidadela em defesa do fortalecimento e crescimento do povo de Deus, isto é, da igreja, da família e do ministério. Efraim será o lugar de batalha espiritual, de intercessão em prol da liderança, do governo da igreja de Cristo. O Efraim está sendo preparado para isso. Ali vamos ter muitas vigílias, seminários para pastores e líderes, retiro para a família pastoral e para o discipulado. Efraim será conhecido como lugar de avivamento e despertamento espiritual.

Efraim supera a lógica. Quando José trouxe seus dois filhos para serem abençoados pelo seu Pai Jacó, dispôs os meninos na ordem natural. Manassés, o primeiro filho, foi colocado à direita diante de Jacó para que este colocasse a mão direita sobre ele e lhe desse a bênção do primogênito. Efraim, à esquerda, por que nascera depois. Mas Jacó cruzou os braços e colocou a mão direita sobre Efraim, e a esquerda sobre Manassés. José tentou concertar, mas Jacó disse: “Eu sei meu filho, Manasses também será grande, contudo seu irmão menor, Efraim, será maior do que ele.” 

Efraim é o centro da imprensa divina, é de lá que vem a notícia dos grandes feitos do Senhor, pelo menos é o que Jeremias sugere no capítulo 31 de seu livro. A notícia do fim do cativeiro babilônico e da restauração da nação viria de Efraim. Porque haverá um dia em que gritarão as atalaias na região montanhosa de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao SENHOR, nosso Deus! (Jr 31.6). Oramos para que do acampamento Efraim irradie-se notícias alvissareiras que notifiquem a todos os grandes feitos do Senhor em favor de seu Povo. Para a glória de Deus a 6ª Região inaugurou dia 14 de dezembro deste as primeiras unidades do complexo Efraim. Venha conhecê-las desfrutá-las juntamente conosco.


Bispo Roberto Amaral é superintendente da 6ª Região Eclesiástica
 

MAIS LIDAS

Uma conquista chamada Efraim
Deus nos fez e nos faz prosperar na terra da aflição


A Itinerância no Ministério
A itinerância é um tema sério e altamente espiritual


O som do silêncio
A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade (Sl 29.4)


A fé é suficiente
Jairo creu e viu a glória de Deus, o milagre, a ressureição de sua filha



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016